Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Qual é a melhor plataforma para fazer trading?

por Caio Sasaki

Uma das dúvidas mais recorrentes é sobre que plataforma utilizar para operar no mercado. Com tantas opções, sei que essa tarefa parece ser difícil, ainda mais para quem está só dando seus primeiros passos no mercado. Então, para resolver essa questão de uma vez por todas, aqui vai uma sequência de orientações simples, porém muito práticas.

Costumo dizer que plataformas de operações são como carros, ou seja, existem muitas marcas e modelos e cada pessoa adquire o produto mais adequado às suas necessidades. Ainda no universo dos carros, acredito que ninguém compraria um esportivo caro para colocá-lo em estradas de terra e carregar materiais de construção, assim como não seria muito interessante comprar uma caminhonete grande, daquelas com carroceria estendida, para apenas se locomover em grande centros da sua casa ao trabalho. Portanto, antes de pensar na plataforma, é preciso refletir sobre quais são as suas necessidades e para facilitar, vou citar alguns perfis de investidores e traders e comentar as plataformas mais adequadas a cada um deles.

Investidores moderados/conservadores – se você faz operações para médio e longo prazo, seguindo recomendações de especialistas, ou seja, não faz análises gráficas por conta própria, é provável que o home broker da corretora ou mesmo um aplicativo no celular deem conta seu caso. Se desejar estar antenado com os acontecimentos do mercado, talvez valha a pena contratar algum terminal de notícias, mas não creio que será um grande diferencial para esse perfil de investidor.

Day Trades e Swing Traders (gráficos) – agora, se você gosta de acompanhar as cotações no dia a dia, fazer suas próprias análises gráficas, e precisa de execuções mais rápidas e estáveis que o home broker, é melhor escolher uma plataforma gráfica e evitar a utilização dos apps para celular, pois esses recursos são limitados a um aparelho de tela pequena. Nesse caso, use o home broker apenas como um backup, caso tenha algum problema na plataforma de uso diário.

Scalper Traders (fluxo) –traders de curtíssimo prazo precisam de velocidade de execução e estabilidade. Além disso, para os “tape readers” (traders que operam lendo o fluxo de negócios do mercado) é imprescindível utilizar plataformas que disponibilizam bons recursos para leitura de fluxo, como diversos tipos de book de ofertas e times & trades. Geralmente, essas plataformas custam um pouco mais que as outras, mas, de modo geral, o custo das ferramentas está cada vez mais acessível (cerca de 10% do que custava há 10 anos atrás) e o preço tende a cair até mais.

Operadores remotos – se você não tem tempo para passar o dia todo diante das telas e/ou gosta da ideia de executar operações automatizadas, uma boa alternativa são os robôs de investimentos. Hoje em dia, estão ficando cada vez mais simples do ponto de vista operacional e alguns já vêm com estratégias pré-programadas. Mas cabe um alerta: é importante que você tenha algum conhecimento sobre setups e a sua otimização, pois nenhuma dessas estratégias padronizadas “de fábrica” são eficientes por muito tempo.

Agora que você conhece os principais tipos de plataformas, fica mais fácil escolher aquelas que se adequam melhor ao seu perfil. Existem muitas opções no mercado, por isso, recomendo que procure um assessor de investimentos para tirar dúvidas particulares e escolher a melhor ferramenta para você.

Espero que estas informações tenham sido úteis e a gente se vê em uma próxima!

Encontre as melhores maneiras de conquistar seus objetivos de investimentos.

Caio Sasaki

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.