Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Como ganhar dinheiro alugando suas ações

por Augusto Andréa

Comprar ações e se beneficiar da valorização delas, além dos dividendos, é o que grande parte dos investidores está buscando quando entra no mercado de renda variável. No entanto, além dessas expectativas, é possível ter uma outra possibilidade de ganho, disponibilizando as suas ações para aluguel. Ou seja, pessoas que têm interesse em vender uma ação, mas não a possuem, podem alugar de você e montar uma operação vendida em ações.

Mas qual seria o ganho para você detentor das ações? 

Seria a taxa percentual ao ano que o aluguel lhe proporciona. Claro que essa taxa pode variar muito de papel para papel e acaba seguindo a lei da oferta e da procura. Por exemplo, se um papel tiver alta demanda de aluguel, a taxa ao ano que você conseguirá ganhar será mais alta do que um papel com baixa demanda de aluguel.

É interessante entender também que, se o seu papel estiver dando uma alta taxa de aluguel, muito provavelmente alguma coisa está sendo vista pelo mercado que poderia pressionar os preços para baixo no curto prazo. Dessa forma, o ato de alugar é mais indicado para quem costuma fazer o buy and hold, que é aquele tipo de operação que não está de olho nas pressões de mercado no curto prazo, mas, sim, em ganhos no longo prazo.

Você deixa de receber dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP)?

Todos os dividendos ainda são devidos a você. Então, mesmo que a ação esteja alugada, você receberá o valor de dividendos e JCP.

Como posso autorizar a corretora a disponibilizar minhas ações para aluguel?

No caso da XP, basta você entrar na sua área logada e seguir o seguinte caminho:

Produtos > Renda Variável > Custódia Remunerada > Contratar 

Como posso verificar a taxa das ações que estou alugando?

No caso da XP, pode verificar os aluguéis pelo caminho na área logada:

Produtos > Renda Variável > Aluguel de Ações (BTC)

Aparecerão os contratos vigentes e as taxas ao ano para você consultar.

Além disso, é possível você consultar dentro do Home Broker as taxas que estão sendo oferecidas no mercado para aquele dia:

Home Broker > BTC

Ex: a seguir, veja a taxa de juros ao ano sendo paga pelo papel SANB11 (Banco Santander) no dia que escrevo este artigo.

OBS: lembre-se de que esta é a taxa do ano. Se o investidor que tiver alugando suas ações permanecer por menos tempo, essa taxa será ajustada pró-rata.

Qual seu ganho líquido ao final do processo de aluguel?

A XP cobra 30% do aluguel por conta da intermediação e você ainda tem que pagar imposto retido na fonte sobre o ganho.

Apesar desses descontos, o fato de você poder ganhar uma renda através do aluguel de suas ações é uma possibilidade interessante para incrementar o ganho total com renda variável. 

Se ainda está na dúvida, chame seu assessor para auxiliá-lo nesse processo!

Descubra os melhores objetivos para seu perfil.

Augusto Andréa

Augusto Andréa

Mestre em economia pela UFRJ com graduação pela PUC-Rio e MBA em Gestão de Investimentos.