Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Como investir em ações com Análise Técnica

por Marcos Moore

Todo mundo imagina que investir em ações é para o longo prazo. Na verdade, existe também a opção de ser um trader, que busca movimentos de curto prazo, apurando lucros rápidos. É importante separar as coisas. Trader é diferente de investidor. Os objetivos, prazos e formas de analisar as ações são totalmente distintas.

Dentro da categoria trader, ainda existem subdivisões: Day Trader, que entra e sai da operação no mesmo dia; Swing Trader, que busca operações que duram poucos dias; Position Trader, que usa gráficos semanais e almeja ganhos maiores em operações mais longas, de meses. É desta última alternativa que irei tratar neste artigo. Como aproveitar os movimentos de alta dos melhores ativos e ficar de fora nas grandes quedas.

O investimento de longo prazo também é conhecido como buy and hold. A intenção é comprar os ativos e segurar a posição por muitos anos, ganhando com a valorização das ações e com o pagamento dos dividendos. A montagem de uma carteira de ações pode obedecer a vários critérios, como sugestões de analistas ou avaliar os indicadores da saúde financeira da empresa. Também é válido entender de cenários micro e macro, setor, balanços, concorrência e fazer previsões para identificar as ações interessantes abaixo do “preço justo”. Como visto, dá trabalho. Chamamos essa escola de Análise Fundamentalista. Entre as vantagens, está o menor desgaste emocional do que no trading. Usar o tempo a seu favor é outra vantagem. Como desvantagem, está não defender de eventuais desvalorizações da carteira, pois o holder dificilmente “stopa” posições.

Uma das maiores dificuldades de quem busca retornos expressivos com as ações é como se portar nos movimentos de queda dos ativos. Acabamos de passar por uma das mais agudas desvalorizações da Bolsa, que teve seu momento máximo de pânico em março. Sua estrutura psicológica aguentaria ver seu patrimônio em ações recuar pela metade? Isso pode acontecer com todo o mercado, como no caso das crises de 2008 e 2020, mas também com apenas um ativo específico. As ações da OGX, do Eike Batista, chegaram a custar R$ 23 na sua máxima e depois R$ 0,13 no fundo. Um trader consegue escapar dessas situações usando os gráficos.

É possível surfar boa parte das tendências de alta dos ativos e ficar de fora das quedas. O trader não vai conseguir comprar na mínima e vender na máxima, mas conseguirá capturar boas altas e se livrar das quedas pesadas. E, se tiver mais experiência, poderá ganhar com a queda dos ativos, vendendo a descoberto e recomprando a ação por um preço mais baixo. Existem técnicas simples para se ter sucesso, como comprar somente após parar de cair e começar a subir, no chamado fundo e vender após ter parado de subir e começado a cair, em um topo bem marcado. A partir daí, se opera apenas na compra, é aguardar uma nova oportunidade de entrada. A seguir, um exemplo das possíveis entradas:

A queda de março de 2020 teria sido superada e aproveitada como chance de comprar bem mais barato.

O lado ruim? Às vezes, mesmo após uma compra no fundo, a operação não se desenvolve e o stop loss precisa ser acionado. O stop é um mecanismo de proteção contra perdas. Ser stopado no prejuízo é uma sensação bastante desagradável para a maioria. Nesse momento, o position trader dá lugar ao investidor de longo prazo, que se recusou a aceitar que a operação deu errado e resolveu manter o ativo em carteira, certo de que um dia os preços da ação voltarão aos valores anteriores. 

De que forma escolho os ativos da minha carteira? Em primeiro lugar, vamos pensar em diversificação, que é a forma de mitigar riscos. Não faz sentido concentrar as compras em ações de um mesmo setor. Selecione algumas ações dos setores mais importantes, entre blue chips, as ações de maior liquidez, e mid caps, que são as de liquidez média. Algo em torno de 60 ativos para acompanhar, representando diversos setores. Podem ser apenas ações do Ibovespa. Também não acho que valha a pena ter muitas ações em carteira. Em torno de oito está de bom tamanho, mais fácil de acompanhar. Se fosse no buy and hold, poderia ter bem mais por não precisar dos stops, mas o trader precisa monitorar a carteira com maior frequência.

Em resumo, este é um jeito tranquilo de operar no longo prazo. Surfe as altas e se proteja das quedas. Basta acompanhar duas vezes na semana, colocar as ordens de forma automática e ajustar os stops de proteção e de ganho.

Quer entender melhor como montar uma carteira de ações? Fale com o seu assessor de investimentos, que poderá orientá-lo.

Descubra os melhores objetivos para seu perfil.

Marcos Moore

Marcos Moore

Marcos Moore é trader desde 2004, empresário e foi sócio-diretor da XP Educação. É também autor de livros sobre o mercado financeiro.