Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

É hora de comprar ações?

por Augusto Andréa

É possível que você já tenha ouvido o famoso ditado “Sell in May and go away” (venda em maio e vá embora). Essa máxima que importamos dos investidores de língua inglesa é muito popular porque, historicamente, o mês de maio costuma ser o início de um período baixista para as ações. Jacobsen e Bouman (2001) fizeram estudos envolvendo diversos países e chegaram à conclusão de que 36 dos 37 países corroboram com a ideia de que maio inicia um período baixista que vai até o final de outubro. Eles viram que este efeito é notório no Reino Unido desde 1694! 😱

Mas por que estamos falando de “Sell in May” no meio de outubro? Primeiro porque o período historicamente baixista termina em outubro; e, em segundo lugar, porque esse mesmo estudo mostra que o período de novembro até abril teria tido retornos significativamente maiores em boa parte dos países. Podemos falar que estamos nos aproximando de um “Buy in November”?

Como sou curioso, resolvi fazer um pequeno estudo sobre o Brasil desde a consolidação do plano real. Separei os períodos em dois: maio a outubro e novembro a abril. A seguir, você verá a rentabilidade dos períodos ao longo dos anos:

Quem fez Buy and Hold com Ibovespa, ou seja, ficou comprado desde novembro de 1994 até abril de 2020, teve uma rentabilidade bruta aproximada de 1578%. Aqueles que ficaram comprados somente nos períodos de maio até outubro, tiveram uma perda aproximada de 9% do capital. Finalmente, quem somente ficou comprado entre os períodos de novembro e abril teve uma rentabilidade acumulada aproximada de 1735%! Por meio desse estudo, podemos dizer que, desde o plano real, o período de novembro a abril foi muito melhor do que o período de maio a outubro.

Então, quer dizer que, se você comprar no início de novembro e ficar até o final de abril de 2021, ganhará com certeza? NÃO! O que observamos é que, historicamente, quem investe nesses períodos costuma ter maior rentabilidade que no outro período do ano, porém observe que quem se posicionou em maio deste ano deve fechar outubro positivo e quem se posicionou em novembro do ano passado teve uma rentabilidade negativa de quase 25%! Ou seja, na renda variável, não há garantia de rentabilidade, mas é muito bom termos estudos de comportamento da bolsa para direcionar os investimentos no longo prazo.

Performance do IBOVESPA (m/m)

Além dos estudos com os períodos mencionados, podemos fazer a divisão mês a mês, para vermos se podemos extrair mais alguma informação histórica:

Observe que, na última linha do quadro, temos a rentabilidade acumulada em cada um dos meses desde 1995. Corroborando com os estudos anteriores, vemos que os meses de maio e agosto ficaram negativos ao longo dos anos, enquanto o período de novembro até abril comporta resultados acumulados mais altos. Novembro, abril e dezembro têm historicamente os melhores resultados.

Já tem renda variável em carteira? Historicamente, podemos estar diante de um momento oportuno para começar.

Teremos rentabilidade positiva no próximo período que inicia em novembro? Só o tempo dirá.

Encontre as melhores maneiras de conquistar seus objetivos de investimentos.

Augusto Andréa

Augusto Andréa

Mestre em economia pela UFRJ com graduação pela PUC-Rio e MBA em Gestão de Investimentos.