Day Trade: Missão Impossível

Ser um trader consistente não é tão difícil como as pessoas pensam; contudo, se eu pudesse reunir os dramas da maioria dos traders novatos em uma indagação, esta seria "por que o day trade parece ser tão impossível?".

Eu diria que existem três pontos frustrantes presentes na rotina de praticamente todo trader iniciante (de curto e longo prazo). A seguir, abordarei cada um desses tópicos, mas trazendo um contraponto que muitos ainda não se dão conta:

Constatação própria

As pessoas assistem a alguns vídeos no Youtube, aprendem alguns setups básicos, separam um "troco", instalam uma plataforma de operação e partem para o trading. Não tarda para que toda essa estratégia seja completamente atropelada pelas oscilações do mercado. Logo as pessoas acabam caindo em uma armadilha mental muito comum: confundem seu imenso desejo de sucesso nas operações com empenho. Contudo, é possível almejar algo com toda força de desejo desse mundo, porém sem mover um grão de areia em forma de empenho. E, quando se trata de trading, é importante ter em mente que esse empenho precisa ser alimentado com três recursos básicos:

  1. Dinheiro (matéria prima de traders e investidores).

  2. Tempo (para estudar o contexto cotidiano do mercado, as técnicas aplicadas nas operações e operar de fato).

  3. Conhecimento (talvez o recurso mais relevante de todos). Nesse caso, posso dizer que a maioria dos iniciantes parte para a prática completamente despreparada, como se estivessem portando uma faquinha de plástico em uma briga de espadas. Claro que, consequentemente, o fracasso e a frustração virão em pouco tempo.

Estudos e estatísticas

Com frequência, surge uma matéria em um jornal ou site ressaltando a baixa porcentagem de sucesso no trading. É claro que boa parte desses veículos de comunicação depende de uma boa dose de sensacionalismo para atrair a atenção do público e, além disso, todo estudo possui margem de erro e é passível de críticas e confrontamentos. Entretanto, há um ponto muito importante nessa questão toda: traders consistentes são realmente uma minoria. E não se trata de uma exclusividade dos especuladores brasileiros, pois essa mesma estatística pode ser verificada no mundo todo.

Agora que essa dura realidade se apresenta, que alternativas temos para conquistar uma melhor qualidade de vida? Vejamos algumas opções e as chances de sucesso em outras áreas: empreendedorismo (1% a 10%, dependendo dos recursos e negócios), um bom vestibular (1% a 5%, dependendo da graduação), cargos de gerência ou acima em uma boa empresa (menos de 5%), concurso público (em torno de 0,5% para o Banco Central, Ministério Público, Itamarati, Polícia Federal ou Petrobras)... pois é, nada é fácil. Mas existe um ponto em comum em todas essas atividades citadas (incluindo o trading), que é a conquista por meio do comprometimento, esforço e dedicação. Além disso, essas conquistas levam tempo e você não se tornará um trader consistente dentro de uma semana.

Concluindo, nos concursos, a maioria dos candidatos está lá apenas para "tentar a sorte", e no trading esse padrão se repete. Por isso, a conquista da consistência depende exclusivamente de cada um e a parte boa é que o conhecimento que permite esse sucesso está à disposição de todos.

Redes sociais

Bastam alguns dias seguindo traders, especialistas do mercado e digital influencers do mundo trade para mergulhar em uma piscina de frustração, em que todo mundo é vencedor, menos você. Mas, hoje em dia, as pessoas já estão "vacinadas" contra esse vírus das redes sociais, onde todo mundo é sempre feliz e bem-sucedido. O sentimento seguinte é de que estão todos mentindo e esse negócio de viver de trading é pura ilusão, certo? Talvez algumas pessoas estejam mentindo, de fato, mas independentemente dessa veracidade, o questionamento certo é: o sucesso de terceiros afetará seus resultados? Resposta: de maneira alguma!

Portanto, recomendo manter o foco em suas próprias metas e objetivos e não dar muita atenção para o que acontece mundo afora. Lembre-se que só vence uma corrida quem se concentra no seu próprio carro e na pista, e não fica prestando atenção nos outros carros e pilotos. Se você busca boas referências nas redes sociais (sim, elas existem!), tenha em mente que, além do sucesso ser facilmente forjado nesse universo, o único valor que outros traders podem lhe entregar é conhecimento. Portanto, entre aqueles que ostentam luxos e valores e os que postam explicações, vá na segunda opção.

Enfim, talvez eu não tenha trazido aquela dose cavalar de motivação, afinal, manter os pés firmes no chão nem sempre é tão reconfortante quanto flutuar em devaneios de sucesso. O caminho sóbrio, porém, é sempre muito mais gratificante, pois ele é real. Portanto, permaneça ambicioso e sonhador, mas não se esqueça de converter seus sonhos em planos, metas e objetivos!

Descubra os melhores objetivos para seu perfil. Faça parte do Portal do Investimento!