Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Investimento internacional é uma opção?

por Augusto Andréa

Com o desenvolvimento do mercado de investimentos no Brasil, já era possível ver que a procura por investimentos internacionais era uma crescente, porém, com a chegada da pandemia da COVID-19, esse tipo de produto passou a atrair ainda mais a curiosidade dos investidores. Existem vários motivos para esse maior interesse neste momento: entre eles, a abrupta desvalorização do real perante o dólar, a possibilidade de investir em empresas que não são negociadas na bolsa brasileira e uma maior diversificação da carteira.

Como fazer este movimento? Quais são as alternativas?

  • Certificado de Operações Estruturadas (COEs) baseados em ativos no exterior: este tipo de investimento difere muito entre si, mas a maioria possui capital protegido, o que possibilita buscar rentabilidade sem risco de perda financeira.
  • Fundos de Índice (ETF): negociados em bolsa e replicam um índice no exterior, por exemplo, o IVVB11 que replica o S&P500.
  • Brazilian Depositary Receipt (BDRs): são recibos de ações de empresas estrangeiras negociados na bolsa brasileira. Neste caso, é possível comprar recibos de ações da Apple ou Amazon, por exemplo.
  • Fundos de investimento que invistam no exterior.

Essas quatro alternativas dariam possibilidade de investir em ativos internacionais, porém algumas delas têm restrição para o público geral.

Os COEs e os ETFs podem ser utilizados por qualquer pessoa, são o chamado Varejo.

Os BDRs só podem ser utilizados por investidores qualificados.

Os fundos de investimento que aplicam mais do que 20% do seu patrimônio líquido no exterior só podem ser direcionados para investidores qualificados. Caso o fundo invista até 20%, ele pode ser distribuído para o varejo.

Mas qual pessoa física se enquadra como investidor qualificado?

  • Aquelas que tenham sido aprovadas em exames de qualificação técnica ou possuam certificações aprovadas pela CVM.
  • As que detenham investimentos financeiros em valor superior a R$ 1 milhão e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante termo próprio.

Entendi que o investidor qualificado pode ter todas essas opções, mas quais seriam as alternativas de fundos que investem no exterior para clientes varejo?

A linha de fundos indexados TREND, que a XP disponibiliza aos seus clientes, traz possibilidade de investir em alguns índices internacionais e sem restrição. Por exemplo:

  • Trend Bolsa Americana: replica o S&P500, índice de ações americano.
  • Trend Tecnologia FIM: replica o MSCI US Investable Market Information Technology, índice composto por ações do setor de tecnologia.

Além disso, o investidor de varejo pode aplicar em fundo de BDRs, o Western Asset FIA BDR Nível I, por exemplo, um fundo com gestão ativa que negocia esses recebíveis na bolsa brasileira.

Também é possível atingir investimentos no exterior por meio dos multimercados tradicionais. A maioria deles costuma ter uma política de investimento que lhes permite investir no exterior, para melhorar a diversificação da carteira.

Dentro desses produtos de investimento, podem existir outras opções, qualquer dúvida pergunte ao seu assessor!

Encontre as melhores maneiras de conquistar seus objetivos de investimentos.

Augusto Andréa

Augusto Andréa

Mestre em economia pela UFRJ com graduação pela PUC-Rio e MBA em Gestão de Investimentos.