Nesta época de isolamento social, as pessoas precisam aprender a trabalhar em casa, no chamado Home Office. Além de não ter mais companhia para o cafézinho, é preciso também descobrir como lidar com o “novo normal”, que inclui reuniões por Zoom, Teams, entre outras coisas.
E o que isso tem a ver com uma coluna sobre finanças pessoais e investimentos?
Com a rotina da casa a cumprir, filhos se adaptando ao ensino on-line e a necessidade de se manter o emprego (ou empresa) a todo custo torna-se ainda mais fundamental o bom uso do tempo escasso. A produtividade e a gestão de tempo virou obrigatória. Seja para se tornar mais eficiente e essencial em uma época de demissões demais e vendas de menos, seja para conseguir tratar os seus investimentos com a devida importância.
Portanto, precisamos conquistar mais tempo. E isso tem toda relação com o planejamento pessoal. Temos atividades urgentes, importantes e aquelas que roubam nosso precioso tempo sem serem fundamentais. Vamos focar nas urgentes e importantes para sobrar bem pouco tempo para as que não são necessárias.
Claro que cada atividade tem suas próprias características. Por exemplo, um setor de atendimento ao cliente trabalha quase o tempo todo com o urgente. Não é possível adiar, é preciso resolver na hora. Caso não seja o seu caso, uma boa solução é priorizar. Separe o que realmente é urgente. Resolva o quanto antes, começando pelo mais urgente. O importante é aquilo que fará diferença. O que gerará mais receita, melhor serviço, enfim, resultados no curto, médio ou longo prazo.
Feita a diferenciação entre urgente e importante, podemos aprofundar para tratar mais no detalhe. Um bom ponto de partida é a organização pessoal. Tenha uma agenda com computador e celular sincronizados. Registre seus compromissos com horários, canal (telefone ou outra ferramenta) e com quem vai falar. Uma boa limpeza, sem precisar de álcool gel, é essencial. Elimine papel, organize arquivos e e-mails em pastas. Saber onde as coisas estão guardadas no mundo físico e virtual ajuda muito. Coloque os seus arquivos favoritos no desktop do computador, nomeie claramente seus documentos e em formatos de arquivos específicos. Sabe aquela cena clássica de filmes americanos da mãe reservando caixas para os filhos separarem o que usam do que pode ser doado? Pois é, funciona bem. Ou é lixo ou é para guardar e usar depois.
Com o tempo, desenvolvi algumas práticas que me ajudam muito. Listei as mais importantes:
– “To do list” – Minhas tarefas, que eu listo no dia anterior ou logo cedo, precisam ter hora para começar e terminar. Essa história do profissional multitarefas já se provou ineficiente. Canso de ver gente com 25 abas abertas, fazendo cinco coisas ao mesmo tempo, no melhor estilo polvo. Se não for essencial, não faça. Existem dezenas de estudos de universidades, como Harvard e Yale, que provam ser muito mais produtivo fazer uma tarefa por vez. Começou a tarefa, esqueça o resto, feche tudo o que não faz parte dela. Se for grande, tente fatiá-la em partes menores.
– E-mail – Tento olhar três vezes ao dia. O que for urgente vão tratar por outro canal, imagino. E tenho um e-mail profissional e outro pessoal. No e-mail do trabalho, não podem chegar anúncios ou outras distrações. Limpe a caixa de entrada, organize em subpastas. E desligue o aviso de chegada de e-mail, se possível.
– Reuniões – Só se forem importantes. Este é um vício do mundo corporativo. Reunião para discutir a reunião. Parece uma forma de se mostrar ocupado. E ausência absoluta de reuniões também é ruim. Faltará alinhamento das pessoas, acompanhamento dos resultados. Se marcou a reunião, organize a pauta e depois envie a ata aos participantes. Se necessário, já agende os próximos passos. Certifique-se de que está tudo claro, se todos entenderam a importância das tarefas.
– Saiba dizer não – Seja educado, mas saiba negar os pedidos de apresentações que não vão agregar nada ou se meter em assuntos que não são da sua alçada. Fuja das ligações de call center! É óbvio, que o chefe, por vezes, pede algo que não estava no seu planejamento e que você nem enxerga a relevância daquilo. Tente negociar prazos, argumente que está em uma atividade muito importante e que fará logo em seguida. Talvez ele até esqueça...
– Redes sociais e aplicativos de mensagens – São os maiores ladrões de tempo que eu conheço. Por outro lado, WhatsApp e Telegram para mim são extremamente úteis, especialmente depois que inventaram a versão desktop. Muito mais ágeis que e-mails e telefonemas, especialmente as mensagens para grupos. Só precisamos resistir quando o grupo da família ou de amigos manda memes ou fotos. Estabeleça um momento para esse tipo de mensagem.
Trabalhar bem não quer dizer trabalhar muito. Com organização e disciplina, é possível trabalhar menos e com mais produtividade. E nada de achar que cairá na monotonia ou que ter método irá sufocar toda a sua criatividade. Ao contrário, gastar menos tempo se achando ou com aquilo que não é importante fará sobrar mais tempo para ter ideias e aplicá-las.
Por fim, lembre-se que sempre poderá terceirizar aquilo que não é de sua competência. Nosso trabalho como assessores de investimentos, por exemplo, permite-nos entender mais a fundo sobre um assunto tão relevante, o seu dinheiro, no caso, do que você, investidor.
Até uma próxima!
Encontre as melhores maneiras de conquistar seus objetivos de investimentos.