Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

O que é Suitability?

por Marcos Moore

Investimentos adequados ao seu perfil

Suitability é uma palavra em inglês muito utilizada pelas corretoras. Em uma tradução livre, significa adequação, e isso tem tudo a ver com seu perfil como investidor.

Quando uma conta é aberta, a corretora sabe que muitos de seus futuros clientes ainda não desenvolveram todo o conhecimento que necessitam para poder tomar decisões apropriadas de investimento. Há pessoas inclusive que nem sabem com exatidão qual seu perfil de risco.

Por essa razão, antes de oferecer produtos de investimento a seus clientes, a corretora precisa conhecê-los. Só assim poderão garantir que realizem investimentos que se encaixem em seu perfil. Para que os conheçam, as corretoras submetem o novo cliente a um questionário relativamente extenso, que tem por objetivo traçar seu perfil de risco.

Não se preocupe – o questionário pode ser refeito quantas vezes o cliente quiser, já que, como dissemos, o perfil muda ao longo da vida de acordo com a idade, renda e objetivos de investimento.

Algumas pessoas podem achar o questionário um pouco invasivo, já que entra em detalhes sobre o capital disponível para investimentos, os bens e a renda do cliente.

Esses dados estarão contratualmente protegidos – nenhuma corretora irá repassar suas informações pessoais a ninguém nem a nenhuma instituição. Mas as perguntas são bastante necessárias para se mapear o cliente e poder definir que tipo de produto ou serviço financeiro será oferecido para ele.

Portanto, a vitrine de produtos de uma corretora será ligeiramente diferente para cada cliente. Se você é uma pessoa com alto grau de aversão a risco, sequer terá acesso a investimentos especulativos altamente alavancados, por exemplo.

O questionário de suitability apresenta questões sobre diversos aspectos de sua situação patrimonial, seus hábitos e crenças sobre investimentos.

Veja a seguir alguns exemplos de perguntas que você terá que responder em um questionário desses:

Por quanto tempo você pretende deixar seu dinheiro investido?

- Mostra se você tem perfil de investidor para aplicações de longo prazo.

Quais são seus objetivos de investimento?

- Para conhecer que tipo de investimento é mais adequado a você.

Qual a sua experiência com o mercado financeiro?

- Tenta entender o quanto você está preparado para tomar decisões de investimento por contra própria (algumas corretoras oferecem assessoria de investimentos).

Que percentual de sua renda você pretende reservar para aplicações financeiras?

- Para conhecer sua capacidade de poupança e avaliar se isso combina com a sua renda.

Se suas aplicações sofressem uma desvalorização de mais de 25%, o que você faria?

- Para definir seu perfil de tolerância ao risco.

Como está distribuído seu patrimônio?

- Para saber como você faz sua alocação de ativos entre renda fixa, renda variável e ativos reais, como imóveis, empresas e propriedades.

O questionário completo costuma ter em média 30 questões, toma tempo para responder, mas é um instrumento fundamental para a segurança do sistema como um todo, desde o investidor que se sentirá mais seguro e com suas aplicações até a corretora, que garantirá uma relação duradoura com seu cliente, preservando-o contra aplicações que não correspondam ao seu perfil.

Isso tudo é o significado de suitability.

Descubra os melhores objetivos para seu perfil.

Marcos Moore

Marcos Moore

Marcos Moore é trader desde 2004, empresário e foi sócio-diretor da XP Educação. É também autor de livros sobre o mercado financeiro.

Finalize seu cadastro para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Investimento!

Começar Agora

Teste seu aprendizado

Qual o objetivo de uma corretora realizar um questionário de suitability?