Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Entendendo qual é o meu Perfil de Investidor

por Marcos Moore

Perfil de risco

Você provavelmente já ouviu esse termo em algum lugar: Perfil de Risco.

Mas o que isso significa exatamente?

Bem, há duas respostas técnicas e uma razão comum. A primeira resposta diz respeito àquele questionário de avaliação que você faz quando realiza seu cadastro em uma corretora.

Ao conhecer seu perfil de risco, ela indicará a você somente produtos de investimento que correspondam à tolerância que você tem à tomada de riscos em seus investimentos.

Risco, como você sabe, é uma característica dos investimentos que mostra, por um lado, a probabilidade de você perder parte – até mesmo todo – o dinheiro investido. E por outro, mostra o quanto de rentabilidade pode ser obtida naquele tipo de investimento. Quanto maior a rentabilidade, maior o risco. Investimentos seguros rendem pouco, investimentos arriscados, muito.

A segunda resposta técnica diz respeito ao seu perfil como investidor. Isso significa o quanto você está disposto a tomar de risco em seus investimentos e isso tem uma forte ligação com seus objetivos de investimentos. Se você já está perto dos 70 anos de idade, provavelmente não arriscará muito seu patrimônio porque poderá não ter tempo hábil para se recuperar de uma perda, caso ela ocorra.

O ponto, ou a razão em comum, que liga as duas respostas técnicas é, novamente, seu perfil pessoal, ou seja, o quanto você se sente confortável – ou desconfortável – para tomar risco. E isso está relacionado com inúmeras variáveis, como conhecimento técnico sobre o mercado e sobre investimentos, tipo de objetivo financeiro, idade, momento de vida.

Sim, nosso perfil de risco – ou de tolerância a ele – muda com o passar do tempo. Um garoto de 20 anos com boa renda tende a admitir tomar mais risco do que um senhor de 70 anos. Alguém com filhos em idade escolar, por mais tolerante ao risco que possa se sentir, intimamente, tende a não ser muito ousado com o futuro de sua prole.

Dessa forma, entender que o perfil de risco pode variar de pessoa para pessoa, de tempos em tempos e conforme o grau de dedicação que temos para entender sobre investimentos ajudará você a elaborar melhores estratégias de investimento.

Descubra os melhores objetivos para seu perfil.

Marcos Moore

Marcos Moore

Marcos Moore é trader desde 2004, empresário e foi sócio-diretor da XP Educação. É também autor de livros sobre o mercado financeiro.

Finalize seu cadastro para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Investimento!

Começar Agora

Teste seu aprendizado

Qual o perfil mais comum de investidor que podemos encontrar quanto ao risco tolerado?