Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Características de um investidor moderado

por Marcos Moore

Perfil moderado: nem tanto ao mar, nem tanto à terra

A vida, como sabemos, não é binária. As divisões estão muito mais para uma suave gradação de tons de cinza do que aquela definição estática do tipo se não é preto, então é branco.

Assim é também com os diferentes perfis de investidor. Nem todo mundo é exclusivamente conservador, e tampouco é exclusivamente arrojado.

Se você se identifica com as afirmações acima, provavelmente tem um perfil de investidor do tipo moderado.

O moderado é aquele investidor que saberá dosar a quantidade de risco a que deseja se expor. Não é conservador a ponto de colocar cem por cento de seu capital na poupança, mesmo sabendo que existem outros investimentos mais rentáveis com a mesma segurança, e nem arrojado a ponto de arriscar todo o seu patrimônio em um investimento de altíssimo risco do tipo tudo ou nada.

Ele é o típico investidor que privilegia a segurança, mas gosta de turbinar seus rendimentos com uma exposição controlada a riscos. Esse investidor destinará parte de seus investimentos a aplicações em renda variável com diversos graus de risco, mas sempre dentro do mais rígido controle.

Ele não se importará com pequenas variações no montante investido porque sabe que, no longo prazo, esse risco a mais a que se submete, se bem administrado, resultará em uma rentabilidade maior do que aquela que obteria se aplicasse exclusivamente em renda fixa.

Como você deve ter notado, há diversas gradações de risco possíveis entre os investidores de perfil moderado. Como dissemos, entre o preto e o branco, existem muitos tons de cinza e com os perfis psicológicos não seria diferente.

Dessa forma, se você se identifica com esse perfil, terá que estudar todos os produtos de investimento destinados ao investidor moderado, além de aprender como montar uma carteira de investimentos adequada ao seu grau de tolerância ao risco. Ou então investir em produtos prontos e formatados para esse perfil, como os diversos fundos que se pode encontrar nas melhores corretoras do país.

São investimentos adequados para a pessoa de perfil moderado:

  • Títulos de renda fixa pré-fixados.
  • Títulos de renda fixa pós-fixados.
  • Títulos de renda fixa indexados ao IPCA.
  • Fundos Imobiliários.
  • Fundos multimercados.
  • Fundos de Ações.
  • COE com o principal garantido.

Obviamente, é preciso saber dosar o percentual de cada uma dessas linhas de investimento em sua carteira. Quanto mais próximo do conservador, maior deverá ser o percentual de alocação em renda fixa. Quanto mais próximo do arrojado, maior será o percentual em produtos e renda variável.

Um bom assessor de investimentos da corretora em que você tem conta será decisivo para ajudá-lo tanto com a definição de seu perfil quanto na definição da melhor alocação de ativos em sua carteira.

Encontre as melhores maneiras de conquistar seus objetivos de investimentos.

Marcos Moore

Marcos Moore

Marcos Moore é trader desde 2004, empresário e foi sócio-diretor da XP Educação. É também autor de livros sobre o mercado financeiro.

Finalize seu cadastro para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Investimento!

Começar Agora

Teste seu aprendizado

Em uma carteira de investimentos de um investidor moderado, possivelmente encontraremos: