Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Como funcionam o Perfil do Investidor na prática?

por Marcos Moore

Palavra final

Bem, chegamos até aqui e você aprendeu ou reviu muitas coisas sobre como adequar os investimentos a seu perfil de investidor.

Ocorre que muitos de nós, na ânsia de obter rendimentos maiores em prazos menores, acabamos negligenciando para nós mesmos nossas limitações psicológicas e acabamos por entrar em investimentos não condizentes com nosso perfil de tolerância ao risco.

E então, na primeira baixa das cotações de nossa carteira de ações, no resgate prematuro de um investimento ou na alocação de capital em um investimento que não conhecemos, vem o medo e, na sequência a perda.

Isso só contribuirá para que nos afastemos da estratégia que estabelecemos e acabamos ficando mais receosos, mais conservadores.

Temos que entender que todo e qualquer processo de enriquecimento via investimento é demorado. Serão muitos anos até você alcançar a riqueza. É, e sempre será, uma função de tempo, volume e periodicidade dos aportes, tipo de instrumento financeiro e disciplina – muita disciplina.

Portanto, ao avaliar seu perfil de investimento – principalmente se você está dando seus primeiros passos – seja o mais realista possível e avalie-se com isenção.

Descoberto seu perfil, invista somente em ativos e produtos financeiros adequados a você. Conforme o tempo for passando, você adquirirá maior intimidade com o mundo dos investimentos, estudará, aprenderá coisas novas e se sentirá cada vez mais seguro.

E o conhecimento é um dos grandes modificadores de perfil. Quanto mais você conhecer sobre investimentos, maior será sua segurança ao investir. E quanto mais segurança, maior será sua aceitação a um maior ou menor grau de risco – e portanto, rentabilidade – em seus investimentos.

Boa sorte!

Descubra os melhores objetivos para seu perfil.

Marcos Moore

Marcos Moore

Marcos Moore é trader desde 2004, empresário e foi sócio-diretor da XP Educação. É também autor de livros sobre o mercado financeiro.

Finalize seu cadastro para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Investimento!

Começar Agora

Teste seu aprendizado

Qual é o perfil de risco que se sente mais tranquilo com alta volatilidade em seus investimentos?