Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Características de um investidor agressivo

por Marcos Moore

Arrojado: mas com conhecimento de causa

Não me importo em correr riscos controlados, desde que eu possa potencializar meus rendimentos bem acima da renda fixa. Não me incomodo com pequenas baixas em meu capital porque tenho plena consciência de que a renda variável está sujeita a oscilações.

Como meus investimentos são a longo prazo, posso suportar eventuais quedas, até mesmo aquelas causadas por eventos sistêmicos, porque estou certo de que, no futuro, isso terá se mostrado como a decisão mais acertada.

Identificou-se com a descrição acima? Se sim, você pode se considerar um investidor arrojado ou, como se costuma dizer, de perfil agressivo. Há talvez uma diferença sutil entre um e outro. Costuma-se dizer que o perfil agressivo normalmente toma suas próprias decisões de investimento, enquanto o perfil arrojado busca sempre um bom assessor de investimentos para auxiliá-lo em suas decisões.

Nomenclaturas e definições à parte, esse tipo de investidor costuma aplicar boa parte de seu capital em investimentos de renda variável.

A principal característica da renda variável é que ela... varia! E, se varia, também irá variar para baixo, ocasionando perdas no curto prazo, mas que são compensadas no longo prazo.

Veja este exemplo no gráfico de preços das ações da empresa Equatorial Energia (EQTL3).

Veja este exemplo no gráfico de preços das ações da empresa Equatorial Energia (EQTL3).

Note que os preços sobem formando um padrão mais ou menos uniforme de movimentos que oscilam para cima e para baixo em zigue-zague.

Se formos medir os ciclos de baixa, veremos que ela apresenta com frequência desvalorizações médias de 25%. Isso representa aproximadamente ¼ de perda no valor de suas ações.

Mas, se observar, esse padrão zigue-zague é ascendente, o que, nesta ação, representou uma valorização bruta de aproximadamente 780% entre maio de 2010 até dezembro de 2018.

O investidor de perfil arrojado sabe disso, reconhece esses padrões e os aceita, entendendo que, no longo prazo, ganhará muito mais do que qualquer investimento em renda fixa.

Mas isso não quer dizer que ele aloque seu capital em qualquer ativo ou produto de renda variável. Apesar de arrojado, esse tipo de investidor é muito estudioso, criterioso e irá dedicar um bom tempo para escolher o ativo que melhor reflete suas expectativas de ganhos futuros.

Nenhum investidor do tipo arrojado fará qualquer investimento de risco sem saber exatamente e em detalhes como funciona o mercado de renda variável e o que se pode esperar de cada ativo.

Arrojado não significa irresponsável, mas também não significa que esse é o melhor perfil. Esse investidor talvez tenha que se dedicar muito mais que os outros perfis para obter os melhores rendimentos de suas aplicações.

Assim como nos demais perfis, existem diversas gradações de arrojo e aceitação de risco. Quanto mais exposto a esse risco, mais cuidadoso esse investidor será.

Para formar sua carteira de investimentos, o investidor de perfil arrojado poderá escolher, além de todos os investimentos dos demais perfis, os seguintes:

  • Ações.
  • BDRs.
  • Mercado Futuro.
  • Operações Estruturadas com Opções.

Sua carteira poderá ser composta por: desde uma mistura entre produtos de investimentos mais tradicionais, porém com um peso bem mais alto em renda variável, até mesmo a alocação de seu capital integralmente nesse tipo de ativos.

Descubra os melhores objetivos para seu perfil.

Marcos Moore

Marcos Moore

Marcos Moore é trader desde 2004, empresário e foi sócio-diretor da XP Educação. É também autor de livros sobre o mercado financeiro.

Finalize seu cadastro para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Investimento!

Começar Agora

Teste seu aprendizado

Que produtos ou ativos financeiros não podem fazer parte da carteira de investimentos de uma pessoa de perfil arrojado?