Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Rendimento maior que a poupança com o mesmo risco!

por Augusto Andréa

Parecido com a Poupança, mas melhor!

A Poupança sempre foi conhecida por ser um investimento bastante seguro e, por isso mesmo, menos rentável que outros investimentos considerados de maior risco. Por causa dessa segurança, investidores sempre identificaram a Poupança como um investimento à prova de risco, aceitando até mesmo obter um rendimento um pouco menor. Afinal, melhor ganhar pouco que perder tudo.

Mas, se o ponto focal é a segurança, existem outros investimentos que oferecem rentabilidade maior do que a Poupança e têm a mesma garantia.

Entre eles temos CDBs, Letras de Câmbio, LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), os Títulos do Governo conhecidos como Tesouro Direto, entre outros.

A título de comparação, a tabela abaixo mostra os rendimentos de alguns desses títulos tendo como base uma taxa Selic de 6,5% ao ano e um CDI mensal de 0,53%.

Ao Mês Ao Ano
CDB ou Letra do Câmbio

0,50%

6,17%

Fundos DI

0,37%

4,51%

LCI ou LCA

0,53%

6,52%

Poupança Nova

0,42%

5,18%

Poupança Tradicional

0,50%

6,13%

Tesouro Direto (LFT)

0,47%

5,79%

Muitos deles, além de oferecerem um rendimento maior do que a Poupança, estão cobertos pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito, entidade privada sem fins lucrativos que tem por objetivo a proteção de correntistas, poupadores e investidores e seus créditos até determinados limites, depositados ou mantidos em instituição financeira em caso de sua falência ou liquidação.

Cada um desses instrumentos financeiros será abordado em detalhes nas videoaulas deste curso.

CDB – Certificado de Depósito Bancário

Título de Renda Fixa de crédito privado fornecido por Bancos. Em termos práticos, você empresta seu dinheiro para um Banco que remunera esse valor com juros determinados no ato da contratação do CDB. Como a taxa é negociável, você poderá encontrar diferentes remunerações em diferentes instituições bancárias.

Fundos DI

São fundos referenciados, ou seja, buscam acompanhar um determinado indicador que, no caso, é a taxa DI. A taxa DI, por sua vez, segue basicamente a taxa básica de juros da economia (Selic).

Por se tratar de um Fundo, ele é composto por um conjunto formado por títulos públicos (Tesouro direto) atrelados à taxa Selic e também em títulos privados de baixo risco.

O objetivo de um Fundo DI é, portanto, buscar acompanhar as variações do CDI.

Letras de Crédito

Tanto as LCI (Letras de Crédito Imobiliárias) quanto as LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são papéis de renda fixa lastreados por algum tipo de garantia.

Elas são emitidas por instituições financeiras e têm por objetivo financiar alguns setores da economia. São bastante parecidos com os títulos do governo, com a diferença de que os tomadores de recursos são instituições privadas.

No caso das LCI, o lastro é feito a partir de créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel que dá a seus credores o direito de crédito pelo valor nominal, juros e correção monetária.

As LCA possuem o mesmo mecanismo de funcionamento, mas sua garantia é feita a partir de direitos creditórios originados no agronegócio. Na prática, a instituição financeira toma recursos dos investidores pagando a eles uma determinada remuneração, e repassa esses recursos a empresas do agronegócio para que financiem sua produção.

LFT

As Letras Financeiras do Tesouro fazem parte daquilo que é popularmente conhecido como Tesouro Direto. As LFT são títulos de dívida emitidos pelo governo, que utiliza esses recursos com o objetivo de prover os recursos para a cobertura de déficits orçamentários ou a realização de operações de crédito para atender a diversas determinações legais.

Como podemos verificar, é possível obter boas rentabilidades na renda fixa com a mesma segurança que se tem na Poupança.

Nas próximas aulas, veremos esses e outros títulos em detalhes para que você possa escolher, entre eles, os que melhor se encaixam em seu plano de investimentos.

Descubra os melhores objetivos para seu perfil.

Augusto Andréa

Augusto Andréa

Mestre em economia pela UFRJ com graduação pela PUC-Rio e MBA em Gestão de Investimentos.

Finalize seu cadastro para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Investimento!

Começar Agora

Teste seu aprendizado

NÃO É um título de Renda Fixa: