O que são COEs autocallables?

COE com observações periódicas

Como você viu nas aulas anteriores, um COE possui características bastante particulares que o distinguem da maioria dos outros investimentos. Entre essas características, estão a adaptabilidade, a proteção do capital e a possibilidade de se configurar o produto de diversas maneiras.

Uma dessas configurações resulta em um COE que tem uma denominação especial – são os COE autocallable, também conhecidos como COE com observações periódicas.

Nesse tipo de produto, são selecionadas algumas ações a critério da instituição emissora – em geral, 3 a 4 ações são suficientes.

Por ser um produto que constitui, em sua configuração, uma estratégia de investimento com um objetivo determinado, ele terá uma data de vencimento. E entre a data de aplicação e a data de vencimento, haverá as chamadas datas de observação, sendo a própria data de vencimento uma delas.

Por exemplo, digamos que um COE autocallable tenha uma data de vencimento em 4 anos. Suas datas de observação serão as seguintes.

– 1/1/2019 – início do investimento.

– 1/7/2019 – data de observação.

– 1/1/2020 – data de observação.

– 1/7/2020 – data de observação.

– 1/1/2021 – data de observação.

– 1/7/2021 – data de observação.

– 1/1/2022 – data de observação.

– 1/7/2022 – data de resgate (também data de observação).

Essas datas de observação poderão ser trimestrais ou semestrais.

Se, depois do aporte inicial, todas aquelas 3 ou 4 ações referenciadas no COE tiverem seu preço iguais ou acima de seus respectivos preços de emissão nas datas de observação, o investidor receberá o capital investido e mais um cupom fixo. Quando isso acontece, o COE é encerrado antecipadamente. Os ganhos, em alguns casos, poderão ultrapassar os 200% do CDI.

Caso, até a data de vencimento, aquelas 3 ou 4 ações não permaneçam com seus preços de emissão e tampouco se valorizem, o investidor terá seu capital de volta sem correções.

Exemplo prático:

Cenários possíveis em qualquer uma das datas de observação em um COE com 4 ações:

1. Preço das 4 ações está igual ou maior que os preços na data inicial:

a. Investidor recebe o capital investido mais o cupom acumulado do período.

b. O COE é encerrado.

2. Pelo menos uma das 4 ações cai de preço:

a. Investidor não recebe o cupom e o capital segue aplicado.

b. O COE continua até a próxima data de observação.

Cenários possíveis na data do vencimento em um COE com 4 ações.

1. Preço das 4 ações está igual ou maior que os preços na data inicial:

a. Investidor recebe o capital investido mais o cupom acumulado do período.

b. O COE é encerrado.

2. Pelo menos uma das 4 ações cai de preço:

a. Investidor não recebe o cupom e o capital segue aplicado.

b. O investidor recebe de volta somente o capital investido.

Imagine um investimento de R$ 10.000,00 em um COE autocallable de 3 anos que paga um cupom de 5% ao semestre.

Se, porventura, as ações das empresas desse COE no primeiro semestre permaneçam no mesmo preço ou se valorizem, o investidor receberá seus R$ 10 mil de volta, acrescidos de 5% referentes ao cupom na primeira data de observação.

Mas, se pelo menos uma das ações cair, então seu dinheiro seguirá aplicado até as próximas datas de observação, em que o cálculo se repete com o acúmulo dos cupons, como, no nosso exemplo, 10%, 15% e assim por diante.

O cenário mais desfavorável possível é aquele em que todas as ações não satisfazem as condições do COE até a data do vencimento.

Nesse cenário, o capital do investidor estará protegido de qualquer desvalorização ligada àquelas ações.

Em um cenário favorável, as ações satisfazem os critérios do investimento, valorizam-se (ou mantém seu preço de emissão), o encerramento do COE é antecipado e o investidor resgata seu dinheiro com lucro proporcional à data de observação em que houve o resgate.

Finalmente, o cenário mais lucrativo será aquele em que o COE autocallable é levado até o vencimento (última data de observação) e ele receberá a maior remuneração possível.

Vemos então que um COE autocallable poderá se mostrar bastante seguro e vantajoso em relação a muitos investimentos de renda variável baseados em Ações, uma vez que ele, além de proteger integralmente o capital do investidor, permite que tenha ganhos crescentes à medida que o tempo passa. Em um investimento de 5 anos com cupons trimestrais, o investidor poderá ganhar até 20 cupons até o vencimento do seu COE.

Finalize seu cadastro para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Investimento!

Começar Agora

Teste seu aprendizado

Em que difere um COE Autocallable de outros COES?
menu