Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Como funcionam COEs de Fundos e Índices Financeiros?

por Augusto Andréa

COE de Fundos e Índices

Você já deve ter percebido que o COE é um investimento bastante flexível, podendo se adaptar literalmente a qualquer tipo de investidor – do mais conservador ao mais arriscado, e que permite adaptar-se a qualquer cenário econômico, já que existem COEs atrelados a diversos ativos financeiros que apresentam risco e rentabilidades diferentes como, por exemplo, ações ou uma cesta de ações, índices de preços, juros nacionais e internacionais, taxas de câmbio, títulos públicos e privados e as mais diversas commodities do mercado.

Nesta aula, falamos das vantagens dos COE de fundos e índices. Referenciados nesses ativos, esses COE têm como característica poderem ser alavancados, ou ainda, oferecerem uma taxa fixa e mais uma rentabilidade referenciada no índice ou fundo escolhido, que podem ser nacionais ou internacionais.

A vantagem dos COE com alavancagem é que eles podem proporcionar um rendimento bem maior do que os COE não alavancados.

Assim, se você contratar um COE com alavancagem de 4 vezes, seu rendimento final será 4 vezes maior do que seria sem a alavancagem.

Os COE de Fundos Internacionais apresentam como vantagem a possibilidade de o investidor ter acesso aos maiores fundos de investimento de outros países. Dessa forma, o investidor poderá acessar o Fundo internacional, investindo em moeda local, usufruindo das boas rentabilidades daqueles Fundos, e ainda com a vantagem de ter seu capital protegido.

O problema é que a liquidez desses COE será menor do que aquela que o investidor teria se investisse diretamente no exterior. Em contrapartida, para compensar essa diminuição da liquidez, sua rentabilidade poderá ser alavancada em 2, 3 ou mais vezes, dependendo de como o COE foi estruturado.

Esse COE de Fundos têm uma tributação igual à da Renda Fixa, que obedece a conhecida tabela regressiva que começa em 22,5% para aplicações mais curtas e chega a 15% para prazos mais longos.

Na próxima aula, falaremos sobre como esses produtos são estruturados e também sobre como os critérios para a escolha de um COE deverão ser levados em conta.

Descubra os melhores objetivos para seu perfil.

Augusto Andréa

Augusto Andréa

Mestre em economia pela UFRJ com graduação pela PUC-Rio e MBA em Gestão de Investimentos.

Finalize seu cadastro para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Investimento!

Começar Agora

Teste seu aprendizado

Qual a principal característica, em termos de rentabilidade, de um COE de Fundos Internacionais