Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Como conquistar o primeiro milhão investindo?

por Marcos Moore

Quem quer ser um milionário?

Um milhão de reais. Essa é uma marca emblemática. Afinal, pelo menos sob um ponto de vista mais técnico, é considerado milionário todo aquele que possui pelo menos um milhão de reais em investimentos.

Aliás, segundo a Instrução CVM 539, todo investidor que possui pelo menos R$ 1 milhão poderá ter acesso a investimentos não disponíveis ao público em geral, recebendo a classificação de Investidor Qualificado.

Ter essa quantia disponível para investimentos não é para todo mundo. No Brasil, poucos alcançam essa marca e isso se dá por uma série de condições que vão desde o baixo nível geral de rendimento das pessoas até a falta de uma cultura de poupança e investimento.

Discussões à parte, o fato é que esse valor costuma ser uma referência para todo investidor. Alcançar o primeiro milhão é uma das primeiras metas de todos os que começam a dar seus primeiros passos rumo ao mundo dos investimentos.

Na prática, ter essa quantia pode não ser necessariamente a garantia de uma vida parecida com aquela que vemos nas novelas.

A explicação é fácil. Sem o desenvolvimento de uma cultura financeira e de educação para os investimentos, muitas pessoas, quando alcançam essa quantia, começam a adquirir coisas caras, muitas delas podendo resultar em altos custos de manutenção, seguros e impostos.

É por essa razão que muitos ganhadores de prêmios em loterias costumam perder quase todo o dinheiro ganho.

Por isso, investir em educação financeira e conhecimento sobre investimentos é condição necessária para alcançar e, por que não, ultrapassar essa cifra tão marcante.

Tecnicamente, não é tão difícil atingir essa marca, porém ela leva tempo. Mesmo o investidor com conhecimentos básicos sobre investimentos poderá alcançar essa cifra se tiver bastante tempo pela frente, realizar aportes constantes e muita disciplina.

Mas, se tiver um conhecimento adequado sobre investimentos, gestão de risco, disciplina e souber alocar seu capital e distribuir seus aportes em produtos financeiros rentáveis e de qualidade, poderá conquistar seu primeiro milhão em um tempo relativamente menor.

É isso o que veremos nas próximas aulas deste módulo.

Saiba mais

Leia na íntegra a Instrução CVM 539: https://goo.gl/jYWZYy

Descubra os melhores objetivos para seu perfil.

Marcos Moore

Marcos Moore

Marcos Moore é trader desde 2004, empresário e foi sócio-diretor da XP Educação. É também autor de livros sobre o mercado financeiro.

Finalize seu cadastro para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Investimento!

Começar Agora

Teste seu aprendizado

Qual é o montante disponível para investimentos necessário para que o investidor receba a classificação de Investidor Qualificado?