O que faz um AAI
O Agente Autônomo de Investimentos (AAI) é um profissional cuja tarefa é apresentar o mercado para os investidores, explicando as principais características dos produtos e orientando seus clientes a respeito de estratégias de investimento adequadas para cada perfil.
Eles podem atuar como prepostos dos integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários, como as Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (CTVM e DTVM, respectivamente), ou ainda como profissionais autônomos com firma individual ou em forma de sociedade constituídas exclusivamente para este fim. Devemos observar que somente agentes autônomos registrados podem participar da sociedade.
Para exercer suas atividades, os agentes autônomos devem ser credenciados por uma entidade credenciadora autorizada pela CVM. Atualmente, a instituição que realiza esse credenciamento é a ANCORD – Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias.
Para receber sua certificação, o candidato a Agente Autônomo deve passar por rigorosos exames que comprovem domínio sobre o mercado e os produtos financeiros existentes.
Uma vez obtida a certificação, o registro do profissional e a autorização para sua atuação são concedidos automaticamente pela CVM ao profissional ou à pessoa jurídica credenciadas.
As normas atualmente em vigor proíbem que os AAI atuem em nome do cliente, como administradores de carteiras. Além disso, um AAI não pode dar recomendações sobre produtos, papel reservado aos analistas de valores mobiliários que possuem uma certificação específica para este fim.
Boas corretoras disponibilizam para seus clientes AAIs de forma gratuita. A remuneração desses profissionais provêm de parte da receita que esses geram para a corretora.
Dessa forma, o cliente poderá contar com esse profissional, sem ter que pagar a mais por isso, o que é diferente de contratar um assessor financeiro, cujo custo sempre é pago pelo cliente.
Encontre as melhores maneiras de conquistar seus objetivos de investimentos.