Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Montando uma Carteira de Investimentos Diversificada

por Marcos Moore

Ajudando a melhorar seus investimentos

Na maior parte das vezes em que um investidor migra suas aplicações do Banco onde tem conta para sua nova conta na corretora, o cliente fica surpreso ao se deparar com a substancial melhoria que pode ser feita em seus investimentos.

Isso ocorre por uma razão muito simples: ao contrário dos Bancos em que a preocupação é encontrar clientes para seus produtos de investimento, em uma Corretora, o investidor irá encontrar um enorme portfólio de produtos de investimento, custos baixos e pessoas preparadas para adequar a melhor combinação de produtos financeiros a seu perfil como investidor.

Tudo começa pela própria definição de perfil. Como vimos nas aulas anteriores, entre aquele investidor totalmente conservador e o absolutamente arrojado, existem muitas nuances. A definição do perfil de investidor depende de uma série de fatores ligados à vida pessoal do investidor, sua disposição para assumir riscos, sua capacidade financeira entre outros.

Por isso, no ato de abertura de conta, o investidor responderá um questionário de suitability, que ajudará seu futuro assessor a compreender seu perfil e disponibilizar os produtos mais adequados para seus objetivos de investimento.

O investidor então se reunirá com o assessor, presencialmente ou via internet, para que ambos discutam a melhor forma de alocar seus recursos e compor uma carteira de investimentos que reflita com exatidão as expectativas do investidor aliadas a seu perfil.

Caso esse investidor já possua uma carteira, o assessor poderá, quando necessário, fazer uma readequação de investimentos, uma vez que, na corretora, o investidor terá acesso a muitos investimentos de mesmo risco e rentabilidades diferentes. Muitas vezes, essa simples substituição causará reflexos positivos importantes no crescimento patrimonial e na rentabilidade dos investimentos daquele cliente.

Em pouco tempo, o investidor constata que seus ganhos poderão aumentar significativamente assim como seu acesso a produtos de investimentos que eventualmente ele sequer tinha conhecimento.

Toda essa diversidade permitirá a montagem de uma carteira de investimentos lucrativa, e que atenda aos mais diversos objetivos.

É possível montar carteiras de investimento para diversos propósitos como, por exemplo, a proteção do dinheiro contra a corrosão pela inflação, ou para a potencialização de ganhos no curto e médio prazo, ou mesmo para a formação de um fluxo de renda passiva e assim por diante.

Será o trabalho do assessor junto ao investidor que possibilitará a estruturação de uma carteira de investimentos de qualidade.

Encontre as melhores maneiras de conquistar seus objetivos de investimentos.

Marcos Moore

Marcos Moore

Marcos Moore é trader desde 2004, empresário e foi sócio-diretor da XP Educação. É também autor de livros sobre o mercado financeiro.

Finalize seu cadastro para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Investimento!

Começar Agora

Teste seu aprendizado

Como um assessor de investimentos fica conhecendo o perfil do investidor?