Superando o rendimento do CDI de forma conservadora

Como superar o CDI mesmo investindo de forma conservadora

Até agora, vimos o que é um CDI e como ele é utilizado como benchmark para muitos investimentos, todos de renda fixa.

Se você tem perfil bastante conservador e não abre mão da segurança da renda fixa, saiba que ainda assim é possível realizar seus investimentos e obter uma remuneração mais alta do que o CDI.

Para isso, basta você montar uma pequena carteira de investimentos em renda fixa.

Como vimos na aula anterior, instituições oferecem investimentos que poderão ultrapassar o CDI. Geralmente, são instituições menores que, a rigor, são consideradas mais arriscadas. Mas não podemos perder de vista o fato de que diversos instrumentos possuem a garantia do FGC, o que acaba por compensar aquelas aplicações de instituições menores que você porventura coloque em sua carteira.

Além disso, existem aplicações que são isentas de Imposto de Renda e prazos de aplicação em que, pela tabela regressiva, esse imposto é menor. Com alguns cálculos, é possível chegar a uma solução em que uma pequena carteira de investimentos em renda fixa poderá facilmente superar o CDI.

Iremos agora recapitular o exemplo dado na videoaula:

Vamos considerar um investimento em títulos privados para 2 anos. Teremos, então:

  • CDB Banco T 121% CDI.
  • LC Financeira R 121% CDI.
  • LCA Banco Y - 93% CDI.
  • LCI Banco G - 94% CDI.

Nosso objetivo será construir uma carteira que, após 2 anos e antes do Imposto de Renda, renda pelo menos 100% CDI.

No exemplo dado em aula, todas as taxas já estão acima dos 100% do CDI bruto. A LCA e LCI oferecidas são de 93% e 94% CDI, respectivamente, porém elas são isentas de IR. Um CDI bruto de 100%, após 2 anos, equivalerá a um CDI líquido de 85%, pois o IR, depois de 2 anos, é de 15% — ou seja, após o IR, temos que bater pelo menos 85% CDI.

Uma carteira formada com o exemplo acima e distribuição igualitária entre os investimentos apresentaria, após 2 anos, os seguintes rendimentos líquidos:

  • CDB Banco T - 102,85% CDI.
  • LC Financeira R - 102,85% CDI.
  • LCA Banco Y - 93% CDI.
  • LCI Banco G - 94% CDI.

Nesta carteira, você teria um rendimento líquido de 98,175% do CDI, o que equivale a um rendimento bruto (para esta carteira) de 115,5% CDI, bem acima dos 100% almejados.

Nota-se neste exemplo como, com um pequeno exercício de cálculo financeiro e alguma criatividade, é possível bater o CDI com baixo risco.

Dessa forma, mesmo com um perfil bastante conservador, é possível vitaminar os rendimentos de seus investimentos em renda fixa.

Finalize seu cadastro para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Investimento!

Começar Agora

Teste seu aprendizado

É possível realizar investimentos em renda fixa que superem o CDI:
menu