Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Superando o rendimento do CDI de forma agressiva

por Augusto Andréa

Para uma renda maior, mais risco

Nem todos os investidores são rigorosamente conservadores. E nem todos os investidores de perfil conservador precisam ser tão rigorosos assim. Ao longo das aulas, à medida que vamos conhecendo o mundo dos investimentos, podemos perceber o importante papel que uma boa estratégia de investimento desempenha no longo prazo.

Até mesmo os investidores com perfil mais conservador poderão arriscar uma pequena parte de seu patrimônio em busca de uma rentabilidade mais atraente, se souber como montar um portfólio de investimentos com risco controlado.

Vimos na aula passada que é possível bater o CDI de forma bastante conservadora. Naquela aula, chegamos a uma rentabilidade bruta de 115% do CDI, o que é uma marca bastante considerável, se levarmos em conta toda a segurança que aquela carteira de ativos nos proporcionou.

Mas é possível, de maneira um pouco mais agressiva, alcançar índices melhores. Basta, para isso, assumir um pouco mais de risco.

A grande questão é que, à medida que o risco aumenta, aumentam também as incertezas quanto ao resultado que se pode obter em determinado investimento. Afinal, começamos a sair um pouco dos domínios da renda variável.

Claro que não precisamos também migrar nosso capital para as ações. E nem é o caso – as ações compõem um mundo bastante diferente e com benchmark próprio que, neste caso, é índice Bovespa. Nem faria sentido, aliás, usar o CDI como referência para uma carteira de ações.

Então, como é possível obter um rendimento bem acima do CDI sem expor nosso capital às ações?

A resposta está em um tipo de Fundo que gera bastante interesse nos investidores: os Fundos Multimercado.

Um Fundo Multimercado é uma categoria de Fundo de Investimento que tem uma política de investimentos que procura mesclar aplicações de diversas categorias, como renda fixa, ações, câmbio, entre outros. É a maior ou menor exposição do fundo à renda variável que fará com que o Fundo alcance maiores ou menores rendimentos, com mais ou com menos volatilidade.

Sempre é bom lembrar que, quando falamos em renda variável, ainda que tenha um peso menor na carteira do fundo, temos que levar em consideração que não é possível prever o que acontecerá com aqueles ativos.

Renda variável, como se diz, varia. E se varia, pode variar para baixo também. Então, como confiar em um Fundo Multimercado, já que não é possível prever com exatidão o quanto ele irá render em determinado período?

Bem, a resposta para isso está na análise do desempenho passado do gestor. Como tudo na vida, quando não podemos prever o futuro, só nos é possível controlar riscos e isso pode ser alcançado com mecanismos financeiros de proteção, como a diversificação, e também analisando o desempenho histórico daquele fundo.

Utilizando o exemplo visto na videoaula, veja o gráfico abaixo

Gráfico exemplo visto na videoaula

No gráfico, o gestor do fundo Z apresenta uma performance histórica de 158,7% CDI.

Isso de forma nenhuma garantirá que ele seguirá mantendo esse desempenho. Mas seu histórico passado mostra consistência. Pelo gráfico, fica fácil perceber que o gestor tem conseguido manter, de forma regular, ganhos bem acima do CDI.

O raciocínio que se segue é: se ele tem conseguido manter esse desempenho ao longo de tanto tempo, é bastante provável que siga o mesmo caminho.

Esse é um dos sinais que avaliamos ao escolher um Fundo Multimercado – a capacidade do gestor em manter ganhos de forma consistente ao longo do tempo, o que mostra que ele possui os recursos e o conhecimento necessários para prosseguir nesse caminho.

Note que, por ser um fundo que aceita variabilidade, percebemos pequenas quedas ao longo do tempo. Mas, apesar dessas quedas, o gráfico desenha uma linha ascendente com inclinação média constante, o que filtra as pequenas quedas de curtíssimo prazo para entregar um resultado muito acima do CDI no médio e longo prazo.

Mais uma vez, vale comparar antes de investir. Busque ajuda de um profissional que possa apresentar as melhores alternativas de investimentos, de acordo com suas metas e seu perfil de risco. A busca por superar o CDI irá definir o quão perto (ou longe) você estará dos seus objetivos financeiros.

Encontre as melhores maneiras de conquistar seus objetivos de investimentos.

Augusto Andréa

Augusto Andréa

Mestre em economia pela UFRJ com graduação pela PUC-Rio e MBA em Gestão de Investimentos.

Finalize seu cadastro para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Investimento!

Começar Agora

Teste seu aprendizado

Qual o tipo de Fundo que mescla ativos de renda fixa com ativos de renda variável?