Um verdadeira vitrine
Quem pensa que renda fixa se limita a Poupança, Tesouro Direto e CDB está perdendo uma excelente oportunidade de incrementar sua carteira de renda fixa com investimentos muito interessantes.
Em boas corretoras, você encontrará uma grande diversidade de ativos onde aplicar seu dinheiro. Veja, a seguir, os investimentos de renda fixa mais comuns encontrados no mercado.
CDB – Certificado de Depósito Bancário
Títulos nominativos emitidos por Bancos e utilizados como forma de captação de recurso.
CRA – Certificado de Recebíveis do Agronegócio
Certificados vinculados a direitos creditórios originários de negócios realizados, em sua maioria, por produtores rurais ou cooperativos, relacionados ao financiamento da atividade agropecuária.
CRI – Certificado de Recebíveis Imobiliários
Títulos lastreados em créditos imobiliários, representativos de parcelas de um direito creditório.
Debêntures
Valores mobiliários que representam dívidas de médio e longo prazos de Sociedades Anônimas, emissoras desses títulos.
DPGE – Depósitos a prazo com garantia de FGC
São depósitos a prazo emitidos por instituições financeiras. Bancos comerciais, múltiplos, de desenvolvimento e investimento, as sociedades de crédito, financiamento e investimento e as caixas econômicas são as instituições autorizadas a emitir esse ativo.
FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios
Fundo de investimento que destina parcela preponderante de seu patrimônio líquido para aplicação em direitos e títulos representativos de créditos (os chamados direitos creditórios) provenientes de operações comerciais, industriais, imobiliárias, financeiras ou de prestação de serviços, entre outras.
LC – Letra de Câmbio
Instrumento de captação das financeiras com o objetivo de financiar suas atividades. Você empresta dinheiro às financeiras em troca de uma rentabilidade preestabelecida.
LCA – Letras de Crédito do Agronegócio
Título emitido por instituições financeiras públicas e privadas, vinculado a direitos creditórios originários do agronegócio. A diferença em relação aos CRAs é que aqueles são emitidos por empresas privadas e, portanto, não têm a garantia do FGC. Já as LCA são emitidas apenas por Bancos e, portanto, contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito.
LCI – Letras de Crédito Imobiliário
Também emitidas por instituições bancárias autorizadas pelo Banco Central exclusivamente (o que as difere dos CRI) têm o objetivo de financiar o setor imobiliário que tem com o lastro financiamentos imobiliários garantidos por hipoteca ou alienação fiduciária do imóvel.
LF – Letra Financeira
Instrumento de captação de recursos exclusivo das instituições financeiras.
Tesouro Direto
Programa que possibilita a negociação, por meio da internet, de títulos públicos por pessoas físicas.
Títulos Públicos Federais
Títulos emitidos pelo governo por meio do Tesouro Nacional com a finalidade de captar recursos para o financiamento da atividade pública.
Descubra os melhores objetivos para seu perfil.