FGC: devo investir em produto com ou sem cobertura?

Com ou sem?

Chegamos ao final desta série de aulas em que tratamos das garantias e das coberturas do FGC.

Como você viu, a cobertura do FGC, ainda que limitada, oferece alguma segurança para o investidor, mas isso não quer dizer que todos os outros investimentos sejam inseguros.

Ao contrário, existem diversos investimentos que possuem garantias bastante confiáveis e que apresentam uma rentabilidade bem mais interessante que a poupança.

Esta, aliás, é a grande mensagem desse conjunto de aulas: é possível obter rendimentos melhores que a caderneta de poupança e com um nível igual ou muito próximo de segurança e, entre esses investimentos, existem alguns que também possuem isenção de imposto de renda.

Dessa forma, aplicar seu dinheiro em investimentos com ou sem FGC é uma decisão que depende exclusivamente de seus critérios. Para poder tomar esse tipo de decisão com segurança, é preciso conhecer mais a fundo os vários produtos de investimento disponíveis no mercado.

Perceba que, quanto mais conhece sobre investimentos, maiores possibilidades se abrem para você elaborar sua estratégia financeira.

Por exemplo, agora você sabe que, dentro de determinados limites, pode contar com o FGC, ou que certos investimentos possuem isenção de imposto de renda. Sabe também que há investimentos que não possuem nem FGC, nem isenção de imposto de renda, mas que oferecem uma rentabilidade atrativa com uma garantia bastante adequada ao seu perfil de investidor.

Mesmo que você não pretenda ser um especialista em investimentos, é importante conhecer o básico, até mesmo para poder contar com os serviços de um assessor disponibilizados por sua corretora.

Ao conhecer cada tipo de investimento, seu grau de risco, rendimento e isenções, você poderá discutir com seu assessor para juntos poderem traçar uma estratégia que se encaixe nos seus objetivos de longo prazo.

Finalize seu cadastro para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Investimento!

Começar Agora

Teste seu aprendizado

Ao decidir sobre um investimento, você deve analisar:
menu