Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Para ter segurança, arrisque mais!

por Victor Veloso

Alcançar a independência financeira, ou seja, não precisar trabalhar para conseguir cobrir os custos de vida é o sonho da maioria dos brasileiros. Depender da previdência social ou dos produtos do seu banco é um péssimo caminho para conquistar esse objetivo. Infelizmente, você ainda pode estar no caminho tradicional, esperando se aposentar pela previdência do governo, investindo o que consegue juntar no seu banco e torcendo para que daqui a algumas décadas você consiga ter dinheiro para sobreviver.

Se essa for a sua realidade, tenho uma excelente notícia para você: com uma simples mudança, pode fazê-lo enriquecer mais rapidamente e ter mais controle sobre sua vida financeira.

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa saber tudo de renda variável, nem ser o gênio do mercado financeiro e nem mesmo ser um “guru” dos investimentos para ter resultados extraordinários e enriquecer no longo prazo. Entretanto, para conseguir isso, terá que tomar uma decisão importante e renunciar à falsa segurança que os bancos tradicionais oferecem. Vai precisar abrir uma conta em uma corretora. A simples decisão de tirar seu dinheiro de um banco tradicional e colocar em outra instituição financeira irá torná-lo rico mais rapidamente.

Quer uma prova?

Abaixo segue a comparação de um fundo de ações oferecido por um banco tradicional (vermelho) contra um fundo oferecido na prateleira da XP para os clientes da assessoria do Portal (azul). Em preto, o gráfico do Ibovespa, o índice de referência para fundos de ações.

Os números não mentem e o resultado é muito expressivo: o fundo do banco ofereceu um retorno de 74% em cinco anos, abaixo do Ibovespa. Em contrapartida, o fundo de ações oferecido por nós teve um retorno de 256% no mesmo período, ou seja, quase três vezes maior que o fundo de ações do banco. Vale ressaltar que ambos os produtos possuem o mesmo risco. A diferença é que um vai colocar mais dinheiro no seu bolso, enquanto o outro deixará mais dinheiro no bolso do seu gerente.

Entretanto, quando se fala de investimentos, a diversificação é fundamental. Nesse sentido, fizemos uma comparação de fundos multimercados de um banco tradicional (vermelho) com um oferecido por nós (verde). Mais uma vez, a diferença de desempenho é brutal.

Em dois anos, o fundo multimercado oferecido pelo banco teve um resultado de 11,16% e ficou abaixo do CDI nesse período (90,71% CDI). CDI é o Certificado de Depósito Interbancário, o referencial para fundos de renda fixa e multimercados. Por outro lado, o fundo multimercado que nossos clientes tiveram acesso performou acima do benchmark (138% CDI), ou seja, atingiu rentabilidade de 17%. O risco do fundo do banco ainda era consideravelmente mais alto do que o do fundo oferecido pela nossa assessoria.

Existem diversos outros produtos tão ruins quanto esses em seu banco e você, provavelmente, está investindo neles, enquanto dezenas de excelentes produtos da prateleira da XP são ofertados pela assessoria. Pessoas como você, que não trabalham com finanças, deram esses passos, ou seja, tiraram o dinheiro dos grandes bancos, investiram por corretoras independentes com a ajuda do assessor de investimento e já estão colhendo ótimos frutos.

Abra, então, uma conta gratuitamente aqui na assessoria do Portal do Investimento e conte com o conhecimento dos nossos assessores para montar uma carteira vencedora clicando no link abaixo.

Encontre as melhores maneiras de conquistar seus objetivos de investimentos.

Victor Veloso

Victor Veloso

Victor Veloso é sócio do Portal do Investimento e atua no núcleo de renda variável e mesa de operações.