Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Lucrei perdendo na Bolsa

por Victor Veloso

Você pode ganhar 300% e, até mesmo, 400% do CDI em poucos meses investindo em ações, mesmo se a Bolsa se desvalorizar. Enquanto muitos perdem, você pode faturar muito dinheiro.

Infelizmente, quando se fala de renda variável, a pessoa que é leiga já fica com receio de perder o seu patrimônio. Isso ocorre por conta de boatos e falta de conhecimento sobre o assunto. Por esse motivo, muitas vezes, as pessoas deixam a oportunidade passar e assim se perde a grande chance de ter retornos acima da média. Mas fique tranquilo, pois, no artigo de hoje, você vai aprender como obter essa ferramenta que lhe permite comprar ações e ter a possibilidade de ganhar dinheiro mesmo se o papel se desvalorizar. Existem situações em que, mesmo se houver queda de 14%, o investidor sairá ganhando 400% do CDI em um determinado período.

Todo brasileiro alguma vez na vida já pensou em investir em alguma das seguintes empresas: Petrobras, Itaú, Gerdau e Bradesco por conta de seus resultados e pela força da marca. Elas estão muito presentes no nosso cotidiano e passam a sensação de segurança para o investidor comum. Muito provavelmente você sabe que a única forma de se tornar sócio dessas empresas é por meio do mercado acionário, ou seja, comprando as ações. Muitas vezes, o que impede a pessoa de dar o primeiro passo nesse mundo da renda variável é o medo de perder dinheiro.

Foi pensando nisso que surgiu a Operação RUBI (Return Under Barrier Investiment), uma estrutura feita com ações e opções que permite ao investidor comprar uma ação e ter uma proteção contra quedas, ou seja, mesmo se os papéis se desvalorizarem, o investidor sairá lucrando. Isso é possível, pois a estrutura é feita com uma compra de put, venda de call e compra da ação. Você não precisa se preocupar com os termos técnicos nem com a maneira de montar essa estrutura, pois ela já vem pronta da corretora, basta você aceitá-la. Vale a pena ressaltar que se trata de uma estratégia de alocação em bolsa com margem para erro ou para se defender de situações de incertezas no cenário econômico ou político. Nesse sentido, um investidor que queira proteger alguma ação de sua carteira por conta de eleição, guerra ou algum cenário que possa fazer os preços caírem, pode utilizar a estrutura da Rubi para garantir algum lucro acordado anteriormente.

Para facilitar o entendimento, segue um exemplo prático e real de uma operação Rubi em Bradesco (BBDC4) com validade para 5 meses. A estrutura oferece retorno de aproximadamente 362% do CDI projetado até julho de 2020, com cupom pré-fixado de 6% e proteção de até 11,50%. Ou seja, se o ativo se desvalorizar até 11,49% a partir do preço de entrada, o investidor ganha 6%, o que representa 362% do CDI no período.

Por outro lado, se os papéis subirem mais do que 6%, o investidor fica com os 6% acordados previamente. Seguem abaixo os cenários possíveis:

Cenário de ganho

Ocorre na queda ou na alta em relação ao preço de entrada, sem atingir a barreira de 88,50%. O investidor tem rendimento de 6%, ou equivalente a aproximadamente 362% do CDI do período.

Pior cenário possível

Ocorre na queda de 11,50% ou mais em relação ao preço de entrada. Se BBDC4 atingir queda de 11,50% em relação ao preço de entrada, a qualquer momento da operação, o investidor participa da queda de BBDC4 integralmente (desde o preço de entrada) e continua comprado na ação. Nesse caso, o investidor tem a possibilidade de continuar sendo sócio da empresa e ter as ações em sua posse.

Já existiram situações em que o investidor participa de uma Rubi de PETR4 com validade de até 7 meses com proteção contra queda de até 14% e cupom de 440% do CDI. Nesse sentido, a pessoa que decidiu entrar nessa operação estava protegida de uma queda de até 13,99% e podendo receber 440% do CDI caso essa barreira não fosse alcançada. Um excelente risco/retorno e ainda com a possibilidade de o investidor manter PETR4 em carteira caso o papel caísse mais de 14%.

Gostou da Rubi e quer saber como participar dela? Basta contar com a assessoria do Portal do Investimento que a nossa equipe de mesa de operações pode lhe mostrar as estruturas disponíveis e executar as ordens para você. Lembrando que esse produto é destinado apenas para clientes que tenham o perfil de investimento agressivo.

Descubra os melhores objetivos para seu perfil.

Victor Veloso

Victor Veloso

Victor Veloso é sócio do Portal do Investimento e atua no núcleo de renda variável e mesa de operações.