Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Lucre com ações sem se importar com a direção da bolsa

por Victor Veloso

Lucre com ações sem se importar com a direção da bolsa

Já imaginou poder ganhar dinheiro na bolsa de valores mesmo se o mercado estiver em queda e sem precisar de dinheiro para iniciar a operação? Sim, isso é possível por meio das operações Long & Short. Quem ouve esse termo pela primeira vez pode ficar assustado e pensar que é algo muito complexo, mas a realidade é que esse tipo de investimento é mais simples do que você imagina. Então, me acompanhe neste artigo para ficar por dentro do assunto.

Primeiro, precisamos entender o significado do nome dessa operação. O termo Long vem do inglês, e, no mercado americano, estar Long” em uma ação significa estar comprado. Em contrapartida, a palavra Short representa estar vendido em uma ação. Mas, afinal, o que seria isso de "estar vendido em uma ação"? Bem, dentro da bolsa, é permitida uma operação chamada “venda a descoberto”, que significa vender uma ação que não é sua. Na prática, você envia uma ordem de venda do ativo que deseja ficar short em seu home broker e, automaticamente, estará vendido no ativo. Ao realizar esse procedimento, alugará a ação de alguém e as venderá no mercado. Dessa forma, você recebe um crédito em sua conta corrente com o valor das vendas dos ativos e fica devendo a essa pessoa apenas a quantidade de ações que foi alugada. Fique tranquilo, pois esse procedimento é automático e quem cuida dele é a corretora. Sua única preocupação é abrir seu home broker e enviar a ordem de venda. Lembrando que o investidor que estiver com posições short ganha dinheiro quando as ações estiverem em queda. Ao fim da operação, basta recomprá-las por um valor menor do que vendeu inicialmente, ficando com a diferença entre o crédito recebido na venda e o débito da compra.

Agora que você já entendeu a origem dos nomes “Long” e “Short” e que é possível ganhar dinheiro mesmo com a ação se desvalorizando, é necessário compreender como funciona a operação Long & Short. Como o nome sugere, o investidor fica long (comprado) em um ativo e short (vendido) em outro ativo que tem uma correlação muito forte com o primeiro. Mas o que seria correlação? A correlação é uma medida estatística sobre a forma como dois ativos se movimentam um em relação ao outro. Além disso, seus valores podem variar entre -1 (perfeitamente negativa) e +1 (perfeitamente positiva); sendo que 0 indica que não há relação alguma entre os movimentos dos ativos. Para o artigo de hoje, vamos usar como exemplo ativos com correlação de aproximadamente +1, ou seja, ativos que se movimentam de forma quase 100% similar ao longo do tempo. Resumindo: vamos buscar ativos que possuam correlação forte entre si, de valores próximos a 1, e, em seguida, compraremos um deles e venderemos o outro. Dessa maneira, não importa se a bolsa está subindo, andando de lado ou caindo, mas, sim, se o ativo que você comprou subirá mais do que o ativo que você vendeu, ou se o ativo que você comprou cairá menos do que o ativo que você vendeu. Dessa maneira, ao se operar Long & Short, o investidor estará neutro ao mercado e pode lucrar independentemente da direção da bolsa. Claro que o melhor dos mundos é que o ativo long suba e o ativo short caia, mas, se o long subir mais do que o short ou o short cair mais do que o long, também terá tido sucesso no fim da operação. As correlações podem ser entre ativos do mesmo setor (exemplo: Gerdau e Usiminas) ou de setores diferentes (Petrobras e Vale).

 Se você está se perguntando como descobrir ativos que possuam correlação forte entre si, qual ativo deve comprar e qual deve vender e o momento de fazer isso, então fique tranquilo. Aqui no Portal do Investimento, você não precisa ser o expert em estatística nem perder horas do seu dia fazendo análises complexas e nem tentando descobrir essas informações. Nossos clientes que operam renda variável têm acesso a grupos exclusivos no Whatsapp, nos quais compartilhamos relatórios de casas de análises renomadas no mercado. Dessa maneira, postamos os relatórios de Long & Short e de outros tipos de operações diariamente nesses grupos para sua comodidade. Assim, você pode apenas aguardar a oportunidade e seguir as recomendações. A última recomendação feita pela casa de análise teve um retorno de 8% em um período de aproximadamente uma semana. Vai ficar de fora? Então, abra uma conta agora na assessoria do Portal do investimento e solicite a sua inclusão nesses grupos.

Descubra os melhores objetivos para seu perfil.

Victor Veloso

Victor Veloso

Victor Veloso é sócio do Portal do Investimento e atua no núcleo de renda variável e mesa de operações.