Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

CAPEX: o que é e qual a importância desse dado na hora de analisar a empresa?

por João Menezes

Como todos sabemos, antes de comprar uma ação, é necessário estudar diversos pontos da empresa e seu setor. Uma expressão que você talvez não conheça, mas que é muito utilizada no mercado financeiro é o CAPEX. Sigla americana que significa “Investimentos em Ativos Imobilizados e Intangíveis”. "Como assim, João?" Simples, tudo que a empresa tirou do seu caixa e investiu nas suas operações e no seu crescimento é considerado CAPEX. Seja um computador, uma máquina ou um software para otimizar o trabalho.

Uma empresa listada na bolsa divulga seus resultados trimestralmente e uma das informações que podemos obter com o Fluxo de Caixa é o CAPEX. Ele é encontrado nos campos “Aquisição de Imobilizado”, “Aquisição de Intangível” ou apenas “Imobilizado e Intangível”.  É importante enfatizar que um CAPEX baixo não é obrigatoriamente ruim. É necessário estudar também as outras empresas do mesmo setor e a estratégia dessas empresas. Pode ser que uma das suas estratégias seja justamente investir em CAPEX apenas no último trimestre daquele exercício, por exemplo.

Um indicador interessante para o investidor acompanhar é o CAPEX/Depreciação e Amortização. Caso o investimento na empresa seja muito próximo à sua depreciação, podemos inferir que a empresa está apenas repondo o que está sendo depreciado. Logo, não está investindo no seu crescimento, e sim na manutenção dos seus equipamentos. 

Outro indicador interessante para analisarmos é o CAPEX/Fluxo de Caixa Operacional. Esse indicador nos mostra quanto a empresa está investindo nas suas operações em relação a quanto obtém de receita dessas operações. Ou seja, se a empresa obtém uma receita X com as suas operações e investe 0,8X em CAPEX, a sua estratégia é de crescimento agressivo, pois a maior parte das suas receitas operacionais está sendo investida em crescimento operacional.

Caso tenham alguma dúvida, podem entrar em contato conosco. Temos uma equipe de assessores dispostos a ajudar o investidor sempre!

Descubra os melhores objetivos para seu perfil.

João Menezes

João Menezes

João Victor Menezes é sócio do Portal do Investimento, cursa Administração de Empresas na PUC-Rio e atua na mesa de Renda Variável.