Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Operando com opções: Conheça a estratégia RUBI

por Raissa Cabral

Investir em renda variável ainda gera medo e insegurança em muitos investidores e esse receio é justificado, pois, em diversos momentos, o mercado apresenta risco de queda e até mesmo prejuízos. O que você pode não saber é que é possível investir em renda variável usando mecanismos de proteção para ter mais segurança por meio das chamadas operações estruturadas.

Uma das formas de começar a investir em renda variável de forma mais segura é por meio da operação RUBI (Return Under Barrier Investment). Trata-se de uma estratégia de hedge parcial que envolve a compra de ações com uma estrutura em opções de proteção que basicamente garante ao investidor uma taxa prefixada sob a condição da ação investida não desvalorizar mais do que um preço determinado.

Caso haja tal depreciação, a estrutura de opções será desmontada e o investidor participará da queda do ativo normalmente. Outra característica da RUBI é que o investidor já tem uma rentabilidade definida, que é a taxa prefixada, diferentemente de uma operação comum com opções.

Para que você possa entender exatamente como funciona uma RUBI, darei um exemplo. Suponhamos que um investidor adquira uma RUBI vinculada a uma ação do Banco do Brasil que possui as seguintes características:

  • Cupom pré-fixado de 12%;
  • Barreira de 16%;
  • Vencimento: 18/05/2021.

Isso significa que o investidor terá um ganho máximo de 12%, um retorno de aproximadamente 1360% do CDI, mesmo se o preço da ação subir mais que isso. Entretanto, ele estará protegido de uma queda de até 15,99%.

Performance do ativo

Alguns investidores perguntam porque a RUBI pode ser vantajosa se ela limita os ganhos. É importante destacar que um dos objetivos da RUBI é proteger o investidor de variações negativas.

A vantagem dela está em trazer possibilidade de lucro em uma taxa definida até mesmo em cenário de queda, desde que o mercado oscile dentro das margens estabelecidas na operação.

Apesar de ser uma operação considerada conservadora dentre outras opções em renda variável, é preciso ter o perfil agressivo para investir na estratégia, pois ainda há exposição aos riscos da renda variável.

Você também não precisa se preocupar com os termos técnicos e nem em como montar essa estrutura, pois ela já vem pronta da corretora, basta escolher a que mais se encaixa nos seus objetivos. No entanto, não é um tipo de operação que não está disponível para as pessoas físicas no mercado; para investir, é preciso contar com uma mesa de renda variável.

Gostou da RUBI e quer saber como participar dela? Basta contar com a assessoria do Portal do Investimento que a nossa equipe de mesa de operações pode lhe mostrar as estruturas disponíveis e executar as ordens para você.

Encontre as melhores maneiras de conquistar seus objetivos de investimentos.

Raissa Cabral

Raissa Cabral

Raissa Cabral é sócia do Portal do Investimento, atua no núcleo de renda variável dando suporte operacional e mesa de operações.