Portal do Investimento

Bem-vindo, Investidor

Complete seu cadastro e
acesse ferramentas exclusivas

Como analisar uma ação

por Raissa Cabral

Não é novidade que cada vez mais investidores buscam investimentos mais atrativos, inclusive na bolsa de valores, que vem se tornando o foco principal do investidor. Já ultrapassamos a marca de 3 milhões de CPFs cadastrados na B3. Contudo, os novos participantes ainda podem ter dificuldade em analisar ações.

Para analisar uma ação, é importante conhecer os principais métodos de análise e a diferença entre eles. Neste artigo, abordaremos o que é e como funcionam as análises técnica e fundamentalista.

Análise técnica

A análise técnica, também conhecida como análise gráfica, é um estudo que observa movimentos do mercado com o objetivo de obter informações através de gráficos. É uma metodologia muito utilizada por investidores que praticam day trade e swing trade. Utiliza-se o histórico para tentar encontrar tendências de preço e movimentos de forma antecipada.

Os principais indicadores desse tipo de análise são:

  • Médias móveis: medem o valor médio do preço e do volume. 
  • Indicadores de tendência: monitoram a tendência de um determinado ativo, e sinalizam coerência ou divergência em relação a seus preços.
  • Indicadores de volatilidade: monitoram as oscilações de preço de um determinado ativo no mercado, que visa a sinalizar pontos de reversão de movimentos de alta e de baixa.

Análise Fundamentalista

É um estudo que avalia os fundamentos das empresas. Seu principal objetivo é encontrar o preço justo das ações através dos múltiplos e dos indicadores. Também são levados em consideração o cenário setorial e econômico da companhia e seus possíveis desafios financeiros. Com foco no longo prazo, o investidor deve observar alguns fundamentos, como previsibilidade, histórico e gestão.

Os principais indicadores desse tipo de análise são:

  • P/L (Preço sobre Lucro): é um indicador que relaciona o valor de mercado de uma ação com o lucro apresentado ou projetado pela empresa em questão.
  • P VPA (Preço sobre valor patrimonial da ação): busca mostrar ao investidor uma relação entre o preço da ação e o valor patrimonial da empresa.

As diferenças entre os métodos

De forma geral, vimos o conceito das duas análises e como elas podem divergir. Enquanto a análise fundamentalista tem como objetivo entender os elementos que estruturam uma empresa e foca no longo prazo, a análise técnica lida com os movimentos de preços e gráficos para prever os próximos movimentos do mercado com foco em movimentos de curto prazo. Mas isso não significa que não possam ser utilizadas de forma complementar.

Não existe o melhor método de análise, cada investidor precisa identificar qual se adequa melhor aos seus objetivos e perfil. Por fim, a melhor forma é investir em conhecimento, procurar fontes confiáveis, ter uma carteira diversificada e buscar apoio profissional.

Encontre as melhores maneiras de conquistar seus objetivos de investimentos.

Raissa Cabral

Raissa Cabral

Raissa Cabral é sócia do Portal do Investimento, atua no núcleo de renda variável dando suporte operacional e mesa de operações.